Radio Jovem Pan

domingo, 29 de julho de 2012

Para que serve o Nitro no "Tuning"?


O ˝nitro˝, ou óxido nitrose, é também conhecido por gás hilariante.
A injecção deste gás no motor é uma forma de aumentar a potência muito utilizada pelos adeptos do ˝tuning”. Estes sistemas foram introduzidos em 1942 na aviação para que os aviões pudessem dispor de um acréscimo de potência extra para poderem usar em voos picados.

Depois da década de 70 foi a vez de aplicar o mesmo princípio nos automóveis americanos, com ganhos de potência siginificativos sem grandes alterações estruturais. Este gás é formado por duas partes de nitrogénio e uma de oxigénio.
Durante a combustão o óxido nitroso divide-se, libertando oxigénio, sendo este o responsável pelo aumento da potência, por ser o elemento comburente, enquanto o nitrogénio controla a combustão, reduzindo a temperatura desta.
Este expediente, usado durante breves segundos, permite incrementar a potência em provas de aceleração. Uma das vantagens é que a potência extra só é usada a pedido, porque durante o resto do tempo o motor funciona normalmente. O óxido nitrose é armazenado em botijas que são colocadas dentro do habitáculo.
Para além da botija, faz parte da instalação uma válvula reguladora do fluxo, o botão de accionamento, electroválvula, injectores e filtros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário